O Lenço Escoteiro e o seu uso adequado.
- Adão Meira
- há 4 dias
- 3 min de leitura

O nosso lenço escoteiro é, de certa forma, o símbolo que mais representa o Escotismo, pois é usado em todo o mundo! Ele nos faz recordar a Promessa e a Lei Escoteira. Tenha por ele um carinho todo especial, pois o lenço representa a bandeira do seu Grupo, da sua Região Escoteira ou até
mesmo a delegação do seu país.
Se você é portador da Insígnia de Madeira, o lenço simboliza o 1º Grupo de Gilwell, de Gilwell Park, na Inglaterra, o templo sagrado do Escotismo. Mantenha-o sempre limpo e bem passado; nunca o amasse, nem o amarre dando nós.
Quando dobrado para ser usado, o lenço deve ter um tamanho proporcional à pessoa que o utiliza. A medida correta é a distância entre a ponta do dedo indicador e a junção da palma da mão com o polegar, estando ambos estendidos. O lenço não deve ser grande como o lenço do boiadeiro, jogado às costas. Se possuir um distintivo bordado, cuide para que o tamanho deste não interfira na dobra.
Baden-Powell nos ensinou a importância da Promessa e da Lei Escoteira, e que podemos honrá-las ao usar com orgulho o nosso uniforme. Geralmente, o lenço é o último item do vestuário escoteiro a ser colocado, significando que você está pronto para usá-lo com honra e compromisso.
Ao segurar o lenço escoteiro aberto em suas mãos, você perceberá que ele possui três lados, provavelmente para nos lembrar das três partes da nossa Promessa Escoteira. Portanto, quando abrimos o lenço, lembramos:
1ª parte da Promessa: “Prometo, pela minha honra, fazer o melhor possível para cumprir os meus deveres para com Deus...”O lado principal, o maior do lenço, representa nosso constante e eterno compromisso com Deus. Esse lado fica em contato direto com o pescoço, como a fé que habita o coração. Ao mesmo tempo, ele dá sustentação aos outros lados, pois sem Deus não há base para o restante.
2ª parte da Promessa: Segure agora o lenço pela segunda ponta e lembre-se da segunda parte da Promessa:“...Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião. ”Esse lado fica visível, para mostrar o compromisso diário de fazer pelo menos uma boa ação.
3ª parte da Promessa: O terceiro lado representa a última parte da Promessa:“...Obedecer à Lei Escoteira.” Este lado simboliza os valores pessoais que você assumiu ao prometer obedecer à Lei Escoteira.
Até mesmo a forma de enrolar o lenço tem relação com a Promessa. Há um padrão seguido em alguns países da Europa, bem como nos Estados Unidos e Canadá: enrola-se o lenço dez vezes, representando os dez artigos da Lei Escoteira. Naturalmente, o número de dobras depende do tecido e da espessura do lenço, para que possa passar pelo arganel. Em outros países, como o Brasil, o lenço é enrolado sem preocupação com o número de voltas, e isso não é regulamentado oficialmente.
É prática comum entre escoteiros a troca de lenços, e muitos fazem coleção. Há Grupos Escoteiros que exibem com orgulho centenas de lenços! Normalmente, o primeiro lenço — aquele usado no momento da Promessa Escoteira, não é trocado, pois possui grande valor sentimental e guarda preciosas lembranças.
Por tudo o que foi exposto, recomenda-se que não amasse o seu lenço nem faça “nós da amizade” ou outros modismos. Em atividades conjuntas, como um Fogo de Conselho, aceite o nó da amizade, mas desfaça-o após o encerramento. Imagine dez amigos querendo dar o nó... não há lenço que baste !A verdadeira amizade dispensa nós, pois ela está firmemente guardada no coração.
O lenço escoteiro deve ser usado com o anel de lenço (ou arganel, como é chamado em alguns estados) e nunca jogado displicentemente sobre os ombros, nem amarrado nas pontas como um colar havaiano. Isso transmite uma imagem de descuido e desleixo, incompatível com o espírito disciplinado e honrado do Escotismo.
Aprenda a honrar o seu lenço e tenha por ele um carinho especial. Em casos de emergência, ele pode ser utilizado como atadura, tipoia ou até maca, quando se unem vários lenços. Também serve como sinal de atenção ou socorro, compressa quente ou fria para contusões, ou como bandana para proteger a cabeça do sol forte. Seu uso é praticamente ilimitado, basta a necessidade e a criatividade para encontrar novas formas de utilizá-lo.
Valdson Vercellotti é Chefe Escoteiro portador da Insígnia de Madeira para Dirigente e Escoteiro. É fundador dos Grupos Escoteiros 92º SP “Três Colinas” e 29º SP “Franca do Imperador”, ambos sediados na cidade de Franca/SP. Atua também como Consultor de Gestão em Comportamento Empresarial e Pessoal, contribuindo com sua experiência em liderança, formação humana e desenvolvimento organizacional.



Comentários